Ubuntu really rocks

Depois de tanto azar, ferramentas fáceis que são difíceis, e maquinhas mega power tunder que falham, acho que seria bom uma nota legal na valeta dos nerds.
Estou aqui ouvindo a Danese Cooper terminar a palestra dela, antes teve a do Alan Cox, eu faço relato completo depois, como prometi. Mas apesar de frases e idéias muito legais, são coisas que não são novidade, então resolvi me entreter reinstalando o note do André(NTUX, que veio comigo) com o Ubuntu. O cara da cadeira do lado me perguntou se eu era do time do Ubuntu, e eu expliquei que não, eu pessoalmente prefiro Slackware(e ele ficou muito feliz em saber pelo jeito) mas como a máquina deveria ser bastante amigável, estava testando o Ubuntu que tem recebido tantos elogios. E olha, não deixou nada a desejar… hm, uma coisa só.
Meu irmão instalou lá em casa, para testar e ver as diferenças entre as distros, e ele realmente falou que não lembrava de a instalação ter pedido a senha de root. E comigo aconteceu também. Não sei o que eu deixei passar, mas tudo bem, editar grub, runlevel 1, passwd, we are ready to go.
E em 40min eu acho, tudo instalado, wireless reconhecida, OpenOffice em portugues, interface gráfica em 1024×768. Tudo que aparentemente ele precisava. So acho que vou instalar o Amsn novo que segundo o pessoal tem muito mais coisinhas bonitinhas até que o original. Olha, altamente recomendado, mais que o Suse que é muito maior. Só faltava vir com KDE. Mas tem um tal de Kubuntu, certo?

5 thoughts on “Ubuntu really rocks

  1. Eu instalei em casa para minha esposa, e acabei aprendendo o jeito que eles recomendam para fazer isso:

    sudo passwd root

    Não que precisou em algum momento, mas pelo menos já está certinha. 😉

  2. O Ubuntu não tem usuário root por padrão. Você faz tudo via sudo. Mas sim, se você quiser ter o root just in case, é só mandar um sudo passwd root e pronto. 🙂

    Meu note novo (o toshibão centrino) chega hoje… vou instalar o 5.10 nele e depois te conto como foi. O desktop ainda está com o 5.04 e não sei se vou fazer update por enquanto.

  3. Boto, talvez não tenhamos sido apresentados corretamente. Toskinha, Boto, Boto, Toskinha. Não tenho este nick porque eu saberia viver sem senha de root. Sudo pra mim é pra configurar usuário pra desligar a máquina e algumas poucas outras coisas. Pode ser legal, mas sinceramente, não conheço nenhum bom sysadmin que saberia conviver com a idéia de não ter senha de root. Isto é mais coisa pra músico ou programador. Eu já achei pessima a ideia de um monte de coisas eu posso configurar como usuário…anyway, eh pra usuário final, não pra sysadmin. E instalei pro cara, não pra mim né. Tão me estranhando?

  4. Meu primeiro ato depois de instalar o ubuntu pela primeira vez foi o mesmo, por a senha na marra! 😛

    Pro q o Ubuntu pretende fazer esse usuario especial q pode fazer tudo com o sudo atende bem… Só em alguns programas a mais (Como o xfce, mas está sendo corrigido no xubuntu) nao vao lidar bem com esse metodo de usar sudo para funções administrativas.

    []’s

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s