Táboas de desenho Wacom

Eu nem ia postar, mas pela festa que a Lilia da Radio Paca fez quando eu lhe disse que configurei no Linux uma tableta de desenho Wacom Volito 2, resolvi colocar aqui só pra constar e servir de aviso para quem tem ou quer ter uma também. Esta tableta serve para desenhos, retoques.

A Volito vai ser de presente pra minha irmã, que vem passar as festas de fim de ano aqui comigo. Encontrei o projeto Linux Wacom. A documentação é muito bem escrita e fácil, embora um pouco confusa.

No resumo geral, compilei, substituí o modulo wacom.ko que vem no kernel pelo do pacote, e substituí o driver wacom_drv.so que vem no Xorg. Depois acrescentei a configuração indicada no xorg.conf, eliminando as linhas que não tem a ver com meu dispositivo(que é usb, então removi as partes para serial e para outros dispositivos mais novos). Testei qual era o input correto com xxd, corrigi a entrada no xorg, e foi. Estou fazendo tudo funcionar este fim de semana.

O problema de colocar estas indicações é que tudo depende do kernel que vc esta usando. Se vc está usando o 2.4, tem que substituir vários módulos. A documentação é extensa mas ensina coisas como usar o modprobe, como verificar se foi reconhecido pelo kernel pelo modulo correto. Um dos problemas é se algum módulo fominha achar que o dispositivo é pra ele, como o (usb)hid ou usbmouse. Se isto acontecer, vc vai ter que habilitar as opções para compilar tudo e substituir vários módulos:

Depois de tudo configurado, e reiniciar o X, ele funciona como um mouse. Eu no começo ao tentar desenhar me perdia e saia arrastando coisas pelo desktop, mas depois de alguma prática, está saindo bem. Funciona bem também a questão da pressão aplicada: se vc apertar muito, a tinta sai mais forte, se apertar menos, sai mais fraca. Dá pra fazer efeitos como esfumaçar com a borracha. E o melhor, 16 euros num leilão online 😀

Enquanto isto, no Windows… o CD abre um menu em alemão. Como eu entendo tanto de alemão quanto de Star Trek, saio clicando no que parece ser instalador, só pra ver se tem alguma opção. Ele me mostra o que parece ser a licença, e eu clico onde acho que é pra não concordar, mas acho que errei. Ele começa a instalar(eu acho) alguma coisa, e daqui a pouco, começa a falar comigo em alemão! Sim, lógico que Windows é mais amigável!

10 thoughts on “Táboas de desenho Wacom

  1. Será muita implicância minha ou esta sua última frase está mesmo carregada de ironia? Quer dizer que você pega um programa em alemão, não fala o idioma e por isso “Windows não é amigável”.

    Que gracinha, você. O fabricante do aparelho comete a idiosincrasia de falar alemão, você comeu muito pouco chucrute na vida, não entende nada e deduz que a Microsoft é a culpada disso tudo.

    Queria ter até onde você teria ido com seu Wacom de leilão se as instrução de compilação, substituição, modulação e enchessacação estivessem também em alemão. De quantas doses de Dreher você não iria precisar?

    Zealotagem pouca é bobagem. Salta um X-Maionese bem passado!

  2. Não, vossa sapiência não está implicante, é a mais pura ironia.

    O cd do fabricante dizia que falava espanhol, ingles, frances, alemão e italiano.

    E só estou repetindo o que sempre ouço falarem do Linux. O fato de eu compilar, substituir e outros é porque eu quero, porque eu uso uma distribuição que exige isto. Se vc quiser provar o Ubuntu ou Suse, basta plugar.

    Agora, me tira uma curiosidade, como foi que vc veio parar no meu blog?

  3. Como que eu vim parar aqui? Você não sabe mesmo? Ah, você não está já achando que eu sou fã do Bill Gates, está?

    Se estiver, errou feio. Eu uso Linux todos os dias. A mesma distro que você. Já li seu blog antes. Mas às vezes eu me irrito com zealotices, seja de linuxistas, windianos ou macaqueiros. As dos linuxistas irritam mais porque são sempre as mais absurdas.

    Eu não só concordo com seu dierito de escolha como até fiz a mesma escolha para mim mesmo. Mas, por favor, seja justa. O problema que você teve é culpa do fabricante. Não teve nada a ver com Windows.

    E se quiser ser justa mesmo, admita que “o que você sempre ouve falarem do Linux” é pura verdade. Eu gosto da base do Linux, é muito mais sólida e coerente. Mas é claro que Linux é bem mais difícil de usar que Windows e Mac. Não adianta tapar o sol com peneira. Poderíamos discutir por muitas horas e citar um monte de defeitos do Windows e méritos do Linux se é isso que você quer, mas no fim das contas, no saldo final, Linux ainda é bem mais difícil de usar que Windows e Mac. É triste, eu não queria que fosse assim, mas é a verdade. Eu até sei de vários ex-linuxistas ferrenhos que ficaram de saco cheio de tanto problema e migraram, e não fazem nenhum segredo disto. Você mesma deve conhecer alguns. Talvez até pessoalmente.

    Ficar insistindo numa mentira evidente em vez de reconhecer os problemas e tentar resolvê-los só serve para desgastar cada vez mais a credibilidade do Linux como um todo. Não é assim, empurrando goela abaixo, que a coisa vai pegar.

  4. Eu discutir com vc? Porque, porque no meu blog eu falei algo que eu quero? Não, obrigada.

    Eu acho que esta história de Windows é mais fácil de usar é conversa. É mais fácil de usar porque tem mais administradores de sistema, pois quando eu trabalhei com suporte pra Windows, usuário também não sabia instalar software ou configurar impressora. Mac eu não sei. E eu ainda prefiro as vantagens do linux em desempenho e segurança, sem contar que uma vez funcionando, funciona mesmo, sem prazo de validade, às facilidades dos botões de apertar do Windows. Todos os administradores que eu conheço que migraram de volta, sinto muito, são micreiros, não profissionais. Ontem mesmo estava conversando com isto com o pessoal do trabalho, que pasme, tem dois MSCE e um adm Solaris.

    Agora, se vc acha que isto é zealotismo, ra ra, vc ainda não viu nada 😀

    By the way, isto não é um site de evangelismo ou debates. É só um blog pessoal, e lamento, vai conter minhas opiniões.

  5. Achei que estávamos falando de usuários comuns. A maioria das pessoas não pode ficar pagando “administrador” sempre que tem um problema. Até muitas pequenas empresas não têm administrador. O Windows permite isso. Administrador não tem nada que reclamar de dificuldade mesmo. Trabalho é trabalho. Mas para o resto da população, Linux é um terror.

    Pare com esse disco arranhado sempre dizendo que o seu blog contém suas opiniões. Isso é tão óbvio quanto dizer que tem filé no açougue. Mas se suas opiniões são imutáveis e impermeáveis a críticas, sugestões e questionamentos, isso sim é algo que você deveria dizer com frequência porque quem não conhece você não tem como adivinhar.

  6. Então, aqui vai um post nos moldes que eu imagino que você gosta:

    —————-
    Olá, Sulamita. Leio sempre o seu blog e quero parabenizá-la pelos seus comentários sempre tão lúcidos e inteligentes. Quem dera a comunidade do software livre tivesse mais pessoas com a sua capacidade de enxergar as coisas como elas realmente são e dizer o que deve realmente ser dito sem falsidades nem hipocrisias. A qualidade do seu blog é o que faz com que muita gente sinta-se motivada para lutar contra as sacanagens que vemos por aí e buscar no nosso dia-a-dia o mesmo nível de lucidez e coragem que você sempre compartilha. Um grande abraço e muitas felicidades.
    —————-

    Vá lá, não é grande coisa, mas fiz meio com pressa. Estou de saída e quero encerrar o assunto. Mas para começar, está muito bom. Se agora você não gostar, cacetada, vai ser difícil de agradar assim na Ìndia.

    A linha pontilhada é para quem quiser copiar e dar control+c+control+v em blogs, fóruns e listas de discussão. Olha só o tempo que as pessoas vão economizar!

  7. Muitas pequenas empresas não tem administrador, mas tem alguém que chamam quando a impressora trava, quando tem um ataque de virus, quando não conseguem enviar mail. Nem que seja o filho do chefe.

    Depois do advento do Ubuntu e do Suse, eu até vejo migrações destes para o Windows de volta, mas sempre desfeitas alguns meses depois com as reclamações que o Windows é lento, pega virus, trava.

    Não sei, talvez meus amigos sejam diferentes… mais inteligentes será?

    Agora, o ser humano é uma coisa interessante mesmo. Você fala, “admita”, “me irrito”, “zealotagem”, “pare”, como se eu devesse fazer alguma coisa que você acha que eu devo. E a zealot sou eu…

  8. Caro tomaraquecaia

    Obrigada por suas palavras. Elas iluminaram meu ser e me mostraram o caminho, a verdade e a luz. Vou penitenciar-me por meus pecados e prometer ser uma boa menina, até porque o Natal está aí.

  9. Ah, e eu mudo constantemente de opinião. Só que neste assunto, vc não me convenceu, e vai precisar de ir além das desculpas comuns se quiser me fazer concordar com vc.

  10. Olá sulamita, estava procurando informações de como instalar a minha tablet graphire 4 no linux, eu sou usuário windows que a mais de um ano não consigo migrar pro linux por não saber como instalar drivers e essas coisas !
    Infelizmente no windows era simples somente um sofwtare no cd pra resolver o problema, porém fui ao site wacon project e realmente eu fiquei PERDIDO, já não sou muito bom em inglês e ainda tudo na bagunça do caramba.
    Então queria saber se por ventura não tem como fazer a tablet funcionar com sensibilidade a pressão e inclinação como no wim, dentro do linux.
    Testei no ubuntu 7.4 mas não rolou …
    Que poderia fazer
    orbigado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s