Buscando segurança on-line: Gerenciando trollagem em um fórum Feminista

“Um fenômeno comum em grupos de discussão online é o indivíduo que provoca outros membros do grupo, frequentemente resultando em carregá-los em uma discussão infrutífera e desviando a atenção dos propósitos estabelecidos pelo grupo. Este estudo documenta um caso no qual os membros de uma comunidade online vulnerável – um fórum feminista de discussão online – foi alvo de um “troll” tentando perturbar o espaço de discussão do grupo. Nós analisamos as estratégias que fazem o troll bem sucedido e o grupo alvo ineficiente em responder ao seu ataque, no sentido de entender como este comportamento pode ser minimizado e controlado em geral. A análise sugere que fóruns feministas e outros que não são usuais são especialmente vulneráveis, já que eles precisam balancear ideais de inclusão e a necessidade de proteção e segurança, e esta tensão pode ser explorada por elementos perturbadores para criar conflitos dentro do grupo.”

Este artigo é um estudo feito pela professora Susan Herring da Universidade de Indiana, com ajuda de três estudantes. Pode ser encontrado aqui: http://rkcsi.indiana.edu/archive/CSI/WP/WP02-03B.html, e tomando como base o caso de um fórum feminista que foi alvo de um troll, analisa toda esta questão. Ela “sugere várias ações pró ativas que podem prevenir um grupo de ser atacado… A primeira é educar os usuários a respeito de trolls. Trolls particularmente caçam usuários inexperientes, incluindo populações que são vulneráveis por outras razões. Administradores podem alertar usuários sobre os padrões que trolls seguem… Porque o dano é emocional e não físico, nós podemos imaginar que alertar sobre eles pode ser similar a alertar sobre trotes telefônicos ou propaganda enganosa, onde conscientizar sobre o modo de operação é frequentemente suficiente para prevenir o efeito surpresa”.

Algumas táticas de trolls analisadas:
– Provocação
– Aparentes manifestações de sinceridade
– Tentativa de provocar discussão fútil
– Manipulação ideológica

Texto completo em http://www.linuxchix.org.br/?q=node/104

Este artigo foi traduzido com a ajuda de voluntários que atenderam o pedido, e agora está disponível no site do Linuxchix. Agradecemos a todos os voluntários e aos divulgadores que ajudaram a encontrar estes voluntários. Acreditamos que este artigo vai ajudar a todos os grupos de discussão online a identificarem e se prevenirem este tipo de ataque, promovendo a convivência saudável e avanço nos objetivos de cada grupo. Assim sendo, divulguem-no 🙂

5 thoughts on “Buscando segurança on-line: Gerenciando trollagem em um fórum Feminista

  1. Sulamita… tava olhando o teu blog e entrei em uma página do multiply que tem umas fotos… bom…só queria dizer q tua irmã é muito linda…e era isso…mas muito linda mesmo…viu… abraço!

  2. “This will make people who loooooove my english sooooooooo happy”
    “Este artigo foi traduzido com a ajuda de voluntários que atenderam o pedido”
    extremely controversial isn’t it?
    I just LOL, or should I say TROLL!

  3. Controverso? Porque?
    Uma entrevista que fizeram comigo em um site em ingles, e o reconhecimento de ajuda que recebi para traduzir um texto de 15 páginas. O que uma coisa tem a ver com a outra, exceto pelo fato de você não se aguentar sem comentar?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s