“Um fenômeno comum em grupos de discussão online é o indivíduo que provoca outros membros do grupo, frequentemente resultando em carregá-los em uma discussão infrutífera e desviando a atenção dos propósitos estabelecidos pelo grupo. Este estudo documenta um caso no qual os membros de uma comunidade online vulnerável – um fórum feminista de discussão online – foi alvo de um “troll” tentando perturbar o espaço de discussão do grupo. Nós analisamos as estratégias que fazem o troll bem sucedido e o grupo alvo ineficiente em responder ao seu ataque, no sentido de entender como este comportamento pode ser minimizado e controlado em geral. A análise sugere que fóruns feministas e outros que não são usuais são especialmente vulneráveis, já que eles precisam balancear ideais de inclusão e a necessidade de proteção e segurança, e esta tensão pode ser explorada por elementos perturbadores para criar conflitos dentro do grupo.”
Este artigo é um estudo feito pela professora Susan Herring da Universidade de Indiana, com ajuda de três estudantes. Pode ser encontrado aqui: http://rkcsi.indiana.edu/archive/CSI/WP/WP02-03B.html, e tomando como base o caso de um fórum feminista que foi alvo de um troll, analisa toda esta questão. Ela “sugere várias ações pró ativas que podem prevenir um grupo de ser atacado… A primeira é educar os usuários a respeito de trolls. Trolls particularmente caçam usuários inexperientes, incluindo populações que são vulneráveis por outras razões. Administradores podem alertar usuários sobre os padrões que trolls seguem… Porque o dano é emocional e não físico, nós podemos imaginar que alertar sobre eles pode ser similar a alertar sobre trotes telefônicos ou propaganda enganosa, onde conscientizar sobre o modo de operação é frequentemente suficiente para prevenir o efeito surpresa”.
Algumas táticas de trolls analisadas:
– Provocação
– Aparentes manifestações de sinceridade
– Tentativa de provocar discussão fútil
– Manipulação ideológica
Texto completo em http://www.linuxchix.org.br/?q=node/104
Este artigo foi traduzido com a ajuda de voluntários que atenderam o pedido, e agora está disponível no site do Linuxchix. Agradecemos a todos os voluntários e aos divulgadores que ajudaram a encontrar estes voluntários. Acreditamos que este artigo vai ajudar a todos os grupos de discussão online a identificarem e se prevenirem este tipo de ataque, promovendo a convivência saudável e avanço nos objetivos de cada grupo. Assim sendo, divulguem-no 🙂
Sulamita… tava olhando o teu blog e entrei em uma página do multiply que tem umas fotos… bom…só queria dizer q tua irmã é muito linda…e era isso…mas muito linda mesmo…viu… abraço!
Você leu isso? http://info.abril.uol.com.br/blog/lucia/#
Oi Sulamita, não achei seu e-mail por isso resolvi te mandar via comentarios.
[ ]´s
Edu Lima
Sulamita Muy bueno el sitio, me agrado mucho… saludos desde argentina
Sigue asi !!!
nikko
argentina
“This will make people who loooooove my english sooooooooo happy”
“Este artigo foi traduzido com a ajuda de voluntários que atenderam o pedido”
extremely controversial isn’t it?
I just LOL, or should I say TROLL!
Controverso? Porque?
Uma entrevista que fizeram comigo em um site em ingles, e o reconhecimento de ajuda que recebi para traduzir um texto de 15 páginas. O que uma coisa tem a ver com a outra, exceto pelo fato de você não se aguentar sem comentar?