FISL

Bom, de volta do FISL. Prometi pra mim mesma fazer posts diários, mas foi impossível. Me sinto como se estivesse trabalhando praticamente 24hs por dia. E sabe o pior? Eu adoooooro. Eu estou trabalhando tanto que estou ficando mal humorada. Mas não exatamente por estar trabalhando tanto, mas porque estou tão imersa que qualquer coisa que me disperse me irrita.

Mas vamos as impressões gerais. O evento parecia mais cheio de stands e pessoas do que o ano passado, mas a Fiergs é cruel. Longe de tudo, comida cara… isto vcs já estão cansados de saber. Agora, sem conexão wireless foi demais. Espero que encontrem algum lugar em meio a civilizacão e com conexão wireless. Senão, o ritual migratório não é bem sucedido…

Embora eu tenha lido em algum lugar que o número de mulheres estava maior, minha impressão foi absolutamente contrária. Fiquei muito triste de ver muito poucas mulheres nas salas e circulando pelo evento. Bom, estamos programando o próximo evento Linuxchix, e espero que isto não afete. Mas a organizacão bem que podia divulgar os números em estatísticas como o BR-Linux faz.

Mas teve os pontos altos. Para mim foi receber as boas vindas oficiais da Intel. Com a definićao da minha contratacão, vieram Peter Kronowitt e Hemanth para me conhecerem e conhecerem a comunidade. Me contaram de muitos projetos e iniciativas que eles e outros fizeram dentro da Intel, para investir em open source. Tem coisas fantásticas, eu fiquei ainda mais empolgada pelo trabalho. Tem muitos brinquedinhos vindo por aí, como uma linha de dispositivos móveis. Bom que a galera já está ligada 😀 mas logo logo vocês vão ter analises fresquinhas em primeira mão. Eu vi tambem hoje as propostas, e minha primeira pergunta foi “can I play???”

Eles ficaram muito satisfeitos com o que viram. Os pontos altos para eles eu sei que foram a palestra do Keith Packard, o elogio do Aaron Seigo (que disse que comprou o notebook que tem exatamente porque os drivers da Intel eram livres), as conversas com o Helio, os churrascos do Vaz(que foi até mencionado na reunião do grupo hoje por eles), e a palestra do Jono Bacon. Ele falou no blog dele que eu sou muito sarcástica. Bom, eu adoro ironia mesmo. E para melhorar, Jono, vou deixar este post em português porque assim você nao vai entender o que eu falei 😀 e se alguem traduzir, você vai saber que na verdade era só pra te deixar curioso. A palestra dele foi super divertida, está entre minhas palestras favoritas, junto com a da Kathy Sierra e o do Tim Pritlove do Chaos Computer Club. Torćo para que o video esteja disponível logo. Mas enquanto isto, tem o video da palestra dele na LCA para quem quiser conferir.

Lá no stand da Serpro vi o Classmate e o OLPC lado a lado. Devo admitir que a interface do Metasys é extemamente mais desinteressante que a do OLPC, embora eu pessoalmente não tenha entendido os simbolos dos botõezinhos. Mas fiquei feliz de conhecer um dispositivo que vem no Classmate que é como uma prancheta de desenho. Na verdade é um leitor infravermelho (acho) que quando posicionado em frente a caneta, vai copiando o que ela faz em uma imagem. Serve tanto para desenho, quanto para caligrafia e coordenacao motora. Soube que este é um dos itens que mais está fazendo sucesso. Porém agora com um trabalho sendo feito com o time do Ubuntu, creio que vai ficar mais bonitinho também na interface gráfica. Isto mesmo, o Ubuntu está sendo portado para o Classmate. Este será um dos temas do Ubuntu Education Summit, a ser realizado dias 3 e 4 de maio em Sevilla, Espanha. E eu vou lá ver como é que vai ser isto, olha que chato 😀 Eu acho que ambos os projetos tem pontos fortes, e que o OLPC sem dúvida tem recursos sensacionais, como a rede Mesh. Mas o Classmate também está bem na foto.

Bom, tenho mais coisas para falar mais tô com sono. Meu desktop morreu, a bendita compania telefonica disse que nao recebeu o pagamento do Internet baking, meu cartão foi clonado e acabei perdendo dinheiro com uma carteira que ganhei, pois queria usar mas ela era muito pequena. Então preciso tambem botar a vida em ordem. O que está difícil com tanta coisa fascinante para aprender e fazer, mas vou me obrigar a fazer. Só posso dizer que estou adorando, e como falei para eles, eu me sinto “entrando numa sociedade secreta dentro de uma sociedade secreta”.

One thought on “FISL

  1. bom dia sula,

    estou com raiva do wordpress… ele não atualiza direito o feed e não consigo acompanhar a sua vida direito ( 😛 )…

    só vi sobre a Intel entrando aqui… o feed não mostrou (ou o bloglines)…

    aliás, meus mais que sinceros parabéns, vc é quem mais faz eu dizer NUSSA!

    abraço

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s