Moblin – a distribuição Linux da Intel

A Intel apresentou hoje o projeto Moblin, uma distribuição Linux voltada para dispositivos móveis e embarcados, como o MID e dispositivos para a área de saúde. Esta distribuição é um conjunto de diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento neste tipo de plataforma.

Com este projeto, a Intel procura ter um repositório para o desenvolvimento baseado em seus produtos, porém com as liberdades de um projeto de código aberto. O código criado pela empresa para os dispositivos será disponibilizado no Moblin, unificando assim o repositório de onde todo e qualquer projeto pode buscar estes códigos. O projeto não é um concorrente de outras distribuições, ao contrário, busca tornar mais fácil o acesso destas ao desenvolvimento feito pela Intel. Também provê a empresa a liberdade e isenção quanto às distros, sem depender nem privilegiar.

Dentro do Moblin, outros projetos são agregados, como Gerenciamento de Energia, um aspecto crítico para dispositivos móveis baseados em Linux; o Moblin Image Creator, uma ferramenta para tornar mais simples o desenvolvimento para dispositivos móveis e embarcados; um navegador baseado no Mozilla, com todas as funcionalidades disponíveis no navegador original com portabilidade para dispositivos móveis.

Claro que esta é a proposta inicial. Ao promover todos estes esforços como uma distribuição de código aberto, a Intel busca também prover liberdade de qualquer projeto interessado em utilizar esta base e criarem uma versão para o Moblin. A partir daí, não apenas estarão mais aptos ao MID mas como atuais e futuros dispositivos com a mesma finalidade.

Existe uma lista de discussão para desenvolvedores, onde você encontra os engenheiros responsáveis pela criação da distro; uma página de eventos onde vc pode encontrar demonstrações do dispositivo; um programa de fornecer o hardware para desenvolvedores ativos; e o canal #moblin na irc.freenode.net onde você pode tirar dúvidas ou conversar a respeito. E claro, esta pessoa que vos fala, que está extremamente satisfeita com o projeto e ficaria feliz em esclarecer ou buscar esclarecimentos sobre este e outros projetos Open Source da Intel.

2 thoughts on “Moblin – a distribuição Linux da Intel

  1. Miuto boa esta iniciativa da intel, apesar de eu ser um novato em assunto de linux, acredito q com isto novas plataformas como notbooks,celulares, mp4 players e outros terão o custo barateado aqui no Brasil. Apesar de ter lido no site ( http://www.moblin.org/index.html) e ver que terá multimídia, browser, e outros aplicativos, ainda não entendi bem o objetivo exato do aparalho (Moblin).

  2. Na verdade você está fazendo uma pequena confusão. O Moblin é uma distribuição Linux otimizada para e pela Intel, para diversos dispositivos portáteis, entre eles o MID – Mobile Internet Device. O MID é um aparelho que proporciona o que eles chamam de “internet experience”, a possibilidade de você navegar e executar as tarefas que normalmente as pessoas estão buscando na internet: se comunicar e trocar mídia. Assim ele tem conexão wireless e futuramente broadband – como o WiMAX – e plena capacidade de reproduzir mídia e textos. A proposta para o futuro é algo como demonstrado neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=HrzeiUvDZog . Exitem também alguns vídeos na página http://www.intel.com/products/mid/index.htm , veja no quadro “Learn More” em “Watch the video of possible usages”. Se você entende bem ingles, pode assistir a palestra de anúncio na China em http://inteldeveloperforum.com.edgesuite.net/2007/IDF_AC_en/loader.htm. Na palestra fala dos conceitos, futuro, parcerias e até demonstra um dos modelos rodando Ubuntu.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s