KoMuNiDadI

Ontem paguei meus pecados. Fui a um churrasco e eles tem esta nova geração a la Hackerteen. Vários aborrescentes achando que sabem de tudo e que está tudo errado, eles é que sabem como tem que ser. O legal é fazer eles ficarem debatendo um contra o outro e ter um pouco de sossego, mas não funciona por muito tempo. Eu vejo as mesmas discussões religiosas de todo newbie, ou de todo aborrescente, e é ate divertido observar, mas não me metam no meio, vai, eu já passei desta fase.
Eu tenho ouvido algumas vezes esta história que “a comunidade não faz nada”. Ein? De que planeta eu sou então? “Ah, quem aparece não é quem devia aparecer”. Bom, aí temos duas categorias, você acha que o Linus não deveria aparecer? O Eric? O Tosatti? O grande hacker Gilberto Gil?
Então, tá na moda agora botar a culpa na comunidade. Eu acho isto bizarro, vocês realmente querem que a comunidade pare? As vezes eu fico imaginando uma greve, imagina que legal se a gente parasse uma semana… quem sabe paravam com estas palhaçadas.
Eu ouvi que “não sei quem não sei quem manja pra caramba, não sei quem faz cursos pra periferia, estes caras sim é que deveriam aparecer”. Olha, eu acho que você não entendeu a questão de meritocracia. Não é quem manja mais, ou quem usa o trabalho da comunidade para fins sociais, meritocracia é que você vale o quanto você contribui. Eu sei que tem trozilhões de caras que manjam mais que eu, so que o pouco que eu sei, eu retorno, eu gasto meu tempo para compartilhar. Esta conversa na verdade esconde uma grande mágoa dos pseudo sabe-tudo de serem anônimos.
Tem sim muita gente que adora uma notícia inútil, só pra posar na mídia. Estes tempos tive uma conversa deprimente, encontrei uma menina que já trabalhei, e perguntando como ia o trabalho, a resposta foi: “muito bem, ficando conhecido pra caramba”. Como assim, o que importa é ficar conhecido? Ah, acho que este é o problema desta galera. Eles QUEREM ficar conhecidos, porque se não quisessem, não se magoavam com quem é. Existe uma cultura tipo “mamãe quero ser big brother”, e ao invés de você ter reconhecimento pelo seu trabalho, o reconhecimento passa a ser a finalidade. E eu quero que estes big brothers todos se matem e me deixem trabalhar.
Um outro disse que não conseguiu resolver um problema com base em um artigo meu, e que eu não devia ter publicado assim. Que eu devia ter gasto um mês pra deixar ele bem pra iniciante. Olha só, eu não faço documentação pra iniciante. Sim, o Linuxchix tem a proposta de ser um ambiente amigável para eles, mas as coisas que eu coloco lá são mais avançadas exatamente porque já tem coisa demais pra iniciante, e eu não sei falar outra lingua. Segundo, porque não me mandou um email falando? Ou melhor ainda, porque não me mandou um patch? Que tal ler Catedral e Bazar? Dezenas de pessoas pegaram o documento sobre Samba e ADS que não contem a parte de login do sistema, me perguntam, eu encaminho, e não me dão retorno. De Alta Disponibilidade também, tá desatualizado mas ninguém me retorna as mudanças. E eu não tenho ambiente para melhorar, e se do jeito que tá já ajudou muita gente, eu acho que cumpri meu papel. Criticar é fácil. Usar é mais ainda. Contribuir é o que parece que vai quebrar a mão.
Tem o povo do contra, que só faz pelo prazer de contrariar. O problema nem é eles serem do contra, o problema é torrarem minha paciência. O que eu digo pra esta galera que ficar criticando é a forma mais fácil de não fazer nada, na verdade é a forma de justificar a falta de ajuda. Eu acho que uns querem guardar o conhecimento pra si, para serem eternamente os fodões, outros não tem a dedicação e paciência para compartilharem, ouvirem dúvidas e questionamentos, e outros estão mesmo é se lixando pra contribuir, querem só usar. Estes últimos pelo menos tem a vantagem de assumirem isto e não ficarem com discursinhos pseudo revolucionários de “se não é do meu jeito eu não brinco”.
E aí, vai ficar reclamando ou vai ajudar?

9 thoughts on “KoMuNiDadI

  1. Cara..acho q tu critica muito, se importo com coisa bobas e não faz julga ser o q tu descreve. Vc tem espelho em casa? Se tem pára na frente dele e da uma olhada, mas não por fora tenta olhar para o teu interior, e ver se vc é tudo o que fala, e quanto a não se preocupar em aparecer, vc tem certeza q não se preocupa em aparecer…acho q vc ta fazendo discurso de jogar de futebol “é com humildade sem desprezar o adversário, estou jogando para ser reconhecido”..e na verdade ta lá sonhando em jogar na europa…reflita…um recado de amiga…antes de criticar…faça uma autocritica…bjinhos

  2. Olha, acho que você deveria ler o meu post de apresentação. Aqui é meu blog e eu critico o que eu bem entender. Você pode achar o que quiser de mim, é um direito seu, e eu realmente não vou perder meu sono por isto. Agora o que eu critico ou não, é problema meu. Não gostou, simples, não leia 🙂
    Ah, e ficar com esta coisa de querer criticar e mandar beijinhos depois, por favor, tenha mais personalidade. Este tipo de ironia é tão manjado…

  3. Porque me convidaram, porque eu estava ajudando e na verdade fui para ajudar em diversas coisas, como eventos, treinamento…
    Agora, que foi? tá com ciúmes? tá apelando porque, ta sem argumentos?

  4. Sula, comentários interessantes e inteligentes existem para serem respondidos, e estúpidos devem ser simplesmente ignorados.
    Olha concordo com a nat .

  5. Quem implica o rabo espicha….

    Po Toskinha… esta criatura te razao, vc tem fa clube…tira a carteirinha numero 1 e da pra ela… quem sabe para de azucrinar vc 🙂

    Eh foda ser foda…

    Como disse no primeiro comment: “toda a corte tem seus bobos”, voce ja arrecadou o fiel do seu bLog…hahhhahaahahah

  6. Concordo, com você Sulamita.

    Muitas pessoas reclamam por que a comunidade só fala em Software Livre, mas também o que elas procuram só isto, a parte mais “fácil” de ouvir, e não procuram aprender como funciona um programa ou não dão retorno nenhum, para comunidade. 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s